O Projeto

O que é

Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável

Como promover o desenvolvimento de forma mais equitativa e distribuir os benefícios gerados por todo o território? Este foi um dos desafios lançados pelo Governo do Estado do Espírito Santo em suas propostas prioritárias para a retomada do crescimento de forma equilibrada e sustentável em todas as regiões capixabas.

O projeto Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo (DRS-ES) surge como resposta a essa busca, de forma a se pactuar ações e projetos para a prosperidade de cada vila, cidade e microrregião do Estado, com respeito a suas vocações e potencialidades. É um novo olhar para as questões regionais capixabas, com suas especificidades territoriais e diversidade cultural, visando o crescimento de forma integrada, para além da região metropolitana.

Governança

O Projeto DRS está constituído em dois pilares, sendo eles os Conselhos de Desenvolvimento Regional Sustentável e o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo (Diagnóstico e Plano de Ação), que oferecem subsídios para sua pactuação.

Diagnóstico

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), elaborou o diagnóstico das microrregiões do Estado, excetuando a metropolitana, que já possui o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), instituído pela Lei Complementar n° 872, de 07 de dezembro de 2017.

O diagnóstico apresenta apontamentos dos principais desafios e potencialidades das microrregiões capixabas, identificando as vocações locais para o desenvolvimento sustentável de cada uma delas e os impactos que devem ser considerados a partir dos projetos previstos (Planejamento Estratégico 2019-2022 e outros).

O diagnóstico integra informações das seguintes áreas:

Plano de Ação

A partir do diagnóstico, foram elaborados os Planos de Ação para cada microrregião do Estado, contendo projetos, metas e responsáveis, permitindo assim, o desenvolvimento do Espírito Santo de forma integrada.

As diretrizes básicas de cada plano prima pela(o):

  • Transparência e participação social;
  • Solidariedade regional e cooperação estadual;
  • Planejamento integrado e transversalidade da política pública;
  • Atuação multiescalar no território estadual;
  • Desenvolvimento sustentável;
  • Reconhecimento e valorização da diversidade ambiental, social, cultural e econômica das regiões;
  • Competitividade e equidade no desenvolvimento produtivo; e
  • Sustentabilidade dos processos produtivos.

IDRS

Qual o grau do desenvolvimento regional sustentável das microrregiões do Espírito Santo, considerando a qualidade de vida dos cidadãos, seus desafios e suas potencialidades?

O Índice de Desenvolvimento Regional Sustentável (IDRS) é um indicador sintético com foco na melhoria da qualidade de vida do cidadão, que tem por objetivo medir as desigualdades sociais e regionais com vistas à promoção da equidade, a distribuição dos investimentos e dos benefícios econômicos e sociais de maneira equilibrada e sustentável.

Foi desenvolvido e disponibilizado por microrregião e para o estado do Espírito Santo, tornando-se assim um instrumento valioso para gestores no planejamento das políticas públicas a serem adotadas. Esse índice é composto por 5 dimensões e consolidado em um único, o IDRS/ES.

Clique aqui para acessar o painel do Índice de Desenvolvimento Regional Sustentável (IDRS).